Você está visualizando atualmente Redator web | Como se tornar um?

Redator web | Como se tornar um?

O redator web, também conhecido como webwriter, é o profissional que escreve para todos os tipos de canais online, sejam eles blogs, e-mail marketing, redes sociais ou roteiros para vídeos.

A redação web exige do redator um bom domínio da prática de Webwriting que consiste em uma série de técnicas que viabilizam e facilitam a criação de conteúdo textual na internet.

Por essa razão, não basta apenas redigir textos para sites e outros canais digitais. O redator web, antes de tudo, deve estar a par das técnicas que o ofício exige, tais como arquitetura de informação, experiência do usuário, SEO e outros recursos que tornam o conteúdo mais relevante e visível para os buscadores e usuários finais.

Para você saber ainda mais sobre as práticas e a atuação do redator web no atual contexto digital, confira os tópicos a seguir.

Quem é e o que faz o redator web?

O redator web é o profissional que atua na criação de conteúdo para os mais diversos canais online, tais como blogs, sites, redes sociais, portais e apps.

Porém, é importante ter em mente que, apesar de várias pessoas criarem conteúdos na internet, é impossível afirmar que todos são redatores web.

A prática da redação web exige estudo e conhecimentos que vão desde gramática, webdesign, inbound marketing e táticas de SEO.

A importância do redator web não é de hoje. Na segunda metade da década de 90, quando a internet como a conhecemos hoje estava ainda engatinhando, já havia a noção de que o conteúdo seria um alicerce importante no cenário que estava surgindo no momento.

O próprio Bill Gates, em uma época em que a internet discada era a realidade para a maioria das pessoas e o mundo ainda não estava dominado pelas redes sociais, afirmou que o conteúdo reinaria absoluto nos anos seguintes.

Assim como o conteúdo era a engrenagem que fez a TV ser poderosa em tempos de outrora, ele também seria importante na era da internet.

No contexto atual podemos aferir que o fundador da Microsoft não estava longe da verdade, pois o conteúdo é a peça fundamental para as marcas se tornarem relevantes na internet. E é aí que a atuação do redator web se torna importante na criação de conteúdo digital.

Em um cenário onde os consumidores estão na internet, a redação web viabiliza a presença das mais variadas marcas de empresas na web.

Além do mais, o redator web pode produzir conteúdo não apenas voltado para os negócios, mas também para apoiar e divulgar conceitos e ideais, sejam eles políticos, religiosos, ambientalistas, enfim, temas dos mais variados.

Diante disso, a prática do Webwriting é fundamental na era digital, pois permite a propagação de um dos bens mais valiosos, tanto para empresas quanto para qualquer instituição. E esse bem é o conteúdo de qualidade.

O mercado da redação web

O mercado tem várias oportunidades para o redator web. Sabendo que o conteúdo de qualidade é vital para as empresas se manterem competitivas, os bons redatores possuem espaço para mostrar serviço.

Segundo dados da OCDE e compilados pelo IBGE em 2020, o Brasil é o 3º país com maior número de autônomos, sendo o 8º país com maior número de prestadores de serviços.

Já em termos de perfil etário, o Brasil possui uma parcela de jovens entre 20 e 29 anos que trabalham de forma independente.

Agora trazendo a realidade para bem próxima da área do redator web, de acordo com relatórios do site Workana, em 2015, bem antes do mundo mergulhar na pandemia, a atuação de freelancers na área de redação web já era considerada alta.

Ainda assim, empresas de tecnologia, comunicação, publicidade e marketing absorvem a maior parte desses profissionais.

Onde o redator web pode trabalhar?

Os locais de atuação do redator web são os mais variados. Os profissionais dessa área podem trabalhar para qualquer empresa que necessita apresentar conteúdo relevante para o seu respectivo público.

Em alguns casos, o redator web pode também trabalhar criando conteúdo próprio, seja para um blog pessoal ou um canal de vídeo.

De uma forma geral, confira a seguir os segmentos que podem contar com os serviços do webwriter.

Nos setores de comunicação e marketing das empresas

Nesse caso, o profissional atua na criação de conteúdos que visam estreitar a relação do público com a marca, seja por meio de blogs, redes sociais, vídeos, e-books e também e-mail marketing.

A presença do redator web em uma empresa acaba se tornando uma poderosa ferramenta de estratégia.

Graças a esse profissional, o negócio tem condições de abordar com mais segurança os seus clientes. Além disso, pode melhorar de maneira significativa a sua presença digital.

Sobretudo, é importante que as empresas contem com esses profissionais para facilitar a criação de conteúdo. Desse modo, elas se tornam mais competitivas e conseguem engajar melhor a marca perante os consumidores.

Agências de conteúdo

As agências de conteúdo atuam na criação de conteúdo para empresas, instituições e profissionais dos mais variados setores. Para isso, elas contam com vários profissionais que podem atuar com conteúdos para sites, blogs, portais, veículos e outras empresas.

É nesse cenário, diante da necessidade de criação de conteúdo, que tais agências precisam dos serviços dos redatores web para atender diversos tipos de demandas dos seus clientes.

Agências de Publicidade

Ao atuar em uma agência de publicidade, o redator vai trabalhar no desenvolvimento de conteúdo tanto para mídias digitais, bem como para anúncios em mídias impressas, como, por exemplo, outdoor, panfletos, jornais e revistas.

Isso amplia a atuação desse profissional e reforça ainda mais a sua importância para a comunicação de uma forma geral.

Hoje em dia, diante da possibilidade e das vantagens da comunicação multichannel, em que as empresas utilizam vários canais para interagir com o público, as agências publicitárias necessitam da atuação desses profissionais.

Por isso, é importante que o webwriter conheça as características e os formatos dos diferentes canais utilizados para a criação de conteúdo.

Como redator freelancer para o mercado

Como-se-tornar-um-redatora-web

A atuação dos freelancers contempla várias áreas. Fotografia, música, design e programação são algumas delas. E a escrita também entra nessa imensa lista.

O webwriter pode atuar como um freelancer produzindo conteúdo para empresas de pequeno, médio e grande porte. Inclusive, também pode atender agências e outros profissionais de forma independente.

Da mesma forma, o redator freelancer também pode trabalhar na elaboração de textos para instituições filantrópicas, religiosas e partidos políticos.

Para obter êxito na área de redação como um freelancer e ter à disposição vários clientes, é fundamental investir em um bom portfólio online. Sendo assim, criar um site ou um blog próprio para divulgar os serviços é fundamental.   

Abrindo a sua própria agência

Outra possibilidade é investir na criação da própria agência de produção de conteúdo. Hoje em dia, com o trabalho Home Office sendo cada vez mais comum, o investimento em uma agência própria não é tão caro.

Assim como no caso do webwriter freelancer, a agência deve contar com um bom portfólio online, destacando os trabalhos mais significativos e os seus clientes.

No entanto, para atuar como uma agência, é preciso ter conhecimentos sólidos e amplos do mercado e ser um profissional com vasta experiência na área que se propõe atuar.

De forma independente com o seu próprio projeto

Outra possibilidade interessante é criar o próprio conteúdo, de preferência para uma área específica e que o redator tenha um bom conhecimento e apreço sobre ela.

É aí que entram os blogs pessoais e os canais no Youtube ou em outras plataformas de vídeos.

Assuntos não faltam, pois o redator web pode criar um blog próprio sobre esportes, ou uma modalidade esportiva específica e assim monetizar esse canal.

Há também outros temas, como ciência, arte, games, negócios, enfim, o que importa é dominar as técnicas de redação web, priorizar a qualidade de conteúdo para manter a fidelidade do público e estudar possibilidades de monetizar esse projeto, seja ele um blog ou o canal de vídeos.

Quem pode ser um redator web?

Áreas como a Publicidade, Literatura e o Jornalismo são um terreno fértil para webwriters. Para se tornar um bom redator web, é necessário conhecer não apenas as técnicas de escrita, mas também o processo de produção de conteúdo na internet.

Hoje em dia, por exemplo, diante da possibilidade do Home Office, muitos webwriters atuam como redatores freelancers. Porém, não basta apenas ter boa escrita e dominar as regras da gramática para trabalhar como redator web.

Lembre-se que, assim como qualquer profissão, a redação web necessita de prática e conhecimentos específicos sobre a área e outros conhecimentos complementares como SEO, UX, Marketing e Negócios.

Alguns profissionais que atuam em segmentos específicos, como, por exemplo, jornalistas, publicitários e escritores podem já possuir alguma facilidade para atuarem como webwriters.

O mesmo vale para outras pessoas e profissionais que dominam e gostam de assuntos específicos, tais como dança, tecnologia, culinária, jogos digitais, política e muitos outros temas.

Entretanto, é necessário não deixar de lado todos os elementos que constituem o universo da redação web. Tais detalhes teóricos e práticos são fundamentais para que o profissional faça um bom trabalho na área.

Veja abaixo as outras áreas importantes que o redator web precisa conhecer para ter mais sucesso na profissão.

Inbound Marketing

Também chamado de Marketing de Atração, ele consiste em práticas de Marketing que visam atrair, convencer e seduzir os consumidores, seja para vender um produto ou promover um melhor engajamento com a marca.

Por causa dessa característica, que envolve atrair e converter o público, o conteúdo de qualidade é um dos principais ingredientes do Inbound Marketing.

E é diante dessa importância que o redator web, munido com o conhecimento adequado para produzir bom conteúdo, deve ficar por dentro de como funcionam as características do Inbound Marketing.

Contudo, é importante salientar ainda que no contexto do Marketing de Atração há o conceito da Jornada do Cliente.

Sendo assim, criar conteúdo capaz de estimular o consumidor a atravessar essas etapas até tomar a decisão de compra se torna uma das principais funções do webwriter.

Técnicas de SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Em português o nome já entrega os objetivos dessa técnica: Otimização para Mecanismos de Busca.

Em resumo: por meio dessas técnicas, o redator web cria conteúdos para blogs, sites e vídeos, facilitando a encontrabilidade e o tornando mais amigável aos mecanismos de buscas.

Para você entender melhor o conceito, pense em como você poderia fazer o seu site ou blog aparecer entre as primeiras páginas de sites como o Google, o Bing? Para conquistar as primeiras posições, é necessário usar as técnicas de SEO.

Vale destacar que tais técnicas não consistem em uma solução mágica. Não será da noite para o dia que elas vão colocar o seu conteúdo em um lugar privilegiado. Elas demandam um trabalho contínuo, porém essencial.

As técnicas de SEO estão relacionadas com o conceito de algoritmo do Google e demais sites semelhantes. Os algoritmos atuam combinando operações que vão determinar hierarquias para tornar páginas mais relevantes e, consequentemente, as colocando em boas posições.

Os algoritmos utilizam uma série de critérios, tais como o uso correto de palavras-chaves, velocidade de carregamento, link building e outros detalhes. Inclusive, tais critérios são atualizados com frequência, por isso o redator web deve sempre estar atento a isso e saber sobre redação para SEO.

Experiência do Usuário

Escrever para a web exige também ficar atento a fatores que resultam em uma boa UX, também conhecida como User Experience (Experiência do Usuário).

Essa boa experiência conta pontos, inclusive, como fator de ranqueamento nas páginas de resultados do Google.

O redator web que conhece bem as principais características de uma boa User Experience, sabe utilizar as palavras-chaves e o processo de link building de forma adequada.

Ele também está a par de outros conceitos relevantes, como, por exemplo, a escaneabilidade. Esse conceito diz respeito a prática de facilitar ao máximo a visualização e compreensão de um texto na web.

Para isso, o redator deve utilizar, sempre que possível, parágrafos curtos, listas, palavras em negritos e o uso equilibrado de imagens e de links.

Quanto pode ganhar um redator web?

É difícil estipular o valor exato de quanto ganha um profissional dessa área, pois é necessário levar em conta vários fatores, pois a profissão não é regulamentada.

Por isso, entre os fatores que influenciam nos ganhos salariais estão:

  • o tipo de conteúdo produzido;
  • a quantidade de palavras;
  • de horas trabalhadas;
  • a experiência do profissional e a região;
  • o porte do cliente;
  • prazo de entrega;
  • segmento trabalhado.

Nesse contexto, também é possível que haja muita desvalorização no meio e remunerações consideradas baixas. E cabe ao profissional saber vender e valorizar o seu trabalho.

Em se tratando da atuação dos freelancers, o sindicato dos jornalistas traz uma tabela de preços voltadas para valores em atividades como postagens em redes sociais e páginas eletrônicas.

No entanto, a redação web envolve outras atividades que não seguem necessariamente as mesmas diretrizes de um trabalho jornalístico. Portanto, cabe ao profissional negociar os valores de acordo com o tipo de trabalho, prazos e porte da empresa.

Para quem deseja atuar no mercado formal, é possível ter uma média salarial de até R$2.706,00, de acordo com o site Vagas.

O fato é que, os ganhos dependem muito da experiência e habilidade de negociação do profissional, o que é comum em diversas outras áreas. Sobretudo, essas médias são um bom norte para quem deseja saber o quanto poderá faturar com a profissão.

Como e por onde começar como redator web?

Hoje em dia existe bons materiais para quem almeja iniciar uma carreira de redator web. Há conteúdos didáticos tanto no meio online quanto em livros físicos. Inclusive, é fundamental frequentar cursos sobre a área e assim aliar teoria e prática.

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas essenciais para quem quer se tornar um bom webwriter e se destacar no mercado.

Comece se capacitando 

A capacitação é importante para qualquer área profissional e isso não é diferente quando o assunto é a redação web.

É possível encontrar um vasto material e aprender vários macetes por conta própria. Além disso, há a possibilidade de frequentar cursos de aperfeiçoamento nas áreas de publicidade e jornalismo.

Porém, por mais que estudar sozinho possa ser útil, é importante contar com a orientação de algum especialista capaz de eliminar os vícios de linguagem e outros erros.

Além disso, as universidades, de uma forma geral, apenas arranham a superfície das teorias e práticas da redação web. Por isso, é importante que o futuro profissional procure por materiais e cursos específicos para essa área.

Leia livros sobre a área de redação e Webwriting

Há publicações interessantes sobre o assunto, como o livro “Webwriting – Pensando o texto para mídia digital”, do autor Bruno Rodrigues.

Já em inglês há a publicação “So you think you can write?”, da autora Julia McCoy, que traz dicas importantes para iniciantes.

Para exercitar a prática de storytelling e criação de personagens, vale conhecer o livro “O Herói de Mil Faces”, do autor Joseph Campbell, famoso especialista em mitologia.

Uma outra publicação que pode ajudar o aluno nessa área é o “Por dentro da mente do consumidor”. Esse livro foi publicado pelo autor Philip Graves e aborda temas que envolvem a psicologia do consumidor.

O autor traz observações sobre o funcionamento do inconsciente e sua relação na decisão de compra do cliente. Isso ajuda o redator a entender melhor como desenvolver uma escrita mais envolvente e persuasiva.

Outro livro que vai ajudar a consolidar uma boa redação web é o “Introdução e boas práticas em UX Design”, do autor Fabrício Teixeira.

A publicação mostra os conceitos fundamentais para a criação de sites que valorizam a Experiência do Usuário, trazendo informações que podem ajudar bastante os webwriters na hora de produzir conteúdo.

Procure por estágios na área

A teoria ajuda, mas a boa escrita ganha força por meio da prática. Por essa razão, vale investir em estágios na área. Pesquise sites de agências digitais e sites destinados a freelancers que frequentemente precisam de redatores web.

Por meio do estágio você vivencia mais de perto a realidade do mercado de trabalho e consegue ter noções reais de como funciona o mercado e os desafios que a área proporciona.

Os estágios também ajudam o profissional ter mais certeza sobre se essa área realmente é tudo aquilo que o profissional imaginou, tendo assim que “sentir na pele” as pressões e as rotinas pertinentes da profissão.

Pratique por conta própria 

Enquanto não encontrar oportunidades de estágio, a solução é praticar e assim criar um portfólio. Lembre-se que o seu portfólio é a vitrine para mostrar o melhor do seu trabalho.

Uma dica para iniciantes é ter um blog pessoal para praticar a escrita e também servir como portfolio. Isso conta muito na apresentação do profissional e certamente irá ajudar quando uma oportunidade surgir.

Você pode criar uma simples conta no Google Docs e manter os seus textos por lá. Ou se quiser ir mais além, também é possível criar um blog mais profissional com um domínio próprio e um layout profissional.

Organize seu portfolio de redator web

O portfólio é a chave para abrir várias oportunidades no mercado de redação web. Por meio de um portfólio devidamente organizado, é possível mostrar seriedade e credibilidade para os clientes.

Portanto, ao montar o portfólio, crie uma hierarquia de conteúdos, estabelecendo categorias, áreas e assuntos. Desse modo, fica mais fácil apresentar o trabalho quando alguma oportunidade surgir.

Vale salientar que para desenvolver o seu portfólio, utilize ferramentas de criação de sites adequadas. O WordPress é uma das melhores e mais recomendadas.

Faça um curso de Webwriting

grupo-de-redatores-web

Para desenvolver e aprimorar as técnicas de redação web de forma sólida, a busca por um curso voltado exclusivamente para o tema é a solução mais completa.

Nesse caso, o curso “Webwriting – Da teoria à prática”, é uma proposta muito interessante. Neste treinamento de 6 módulos eu ensino como ser um redator web com conhecimentos sólidos e embasados em mais de 10 anos de atuação como Diretor de Marketing e Redator.

O curso traz uma visão bastante abrangente do que é e de como escrever para a web. Para isso, o autor traz módulos que mostram desde a origem da escrita para a web, passando pelas técnicas de SEO e UX Writing.

Além disso, o curso traz exercícios práticos para fixar o conteúdo, tornando esse treinamento ideal para quem quer entrar em contato e desenvolver, em curto prazo, os principais conceitos do Webwriting.

A criação de conteúdo é um dos principais pilares dos negócios digitais 

São nos canais online que as empresas e profissionais das mais variadas áreas conseguem persuadir, vender produtos e ideias.

Sendo assim, a redação web é de extrema importância neste cenário de transformação digital, pois o conteúdo nunca ganhou tanta importância como nos dias atuais.

Saber escrever na internet é conhecer todas as possibilidades de espaço que ela oferece, conhecendo com isso as técnicas de SEO, as palavras-chaves que os usuários mais utilizam e os recursos básicos sobre o tema.

Por fim, são vários os conceitos por trás de um texto web de qualidade. Por isso, para se tornar um redator web, é necessário praticar, mas também dominar a teoria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.